Na Área Educacional, o Grupo Positivo atua nos segmentos público e privado desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, por meio de seus sistemas de ensino, portais de conteúdo educacional na Internet e de suas unidades próprias. Essa comunidade escolar somada aos alunos que utilizam somente coleções didáticas perfazem um atendimento, em sala de aula, a cerca de 10 milhões de estudantes.

Em Curitiba estão as Escolas Positivo, rede particular própria de educação básica, onde nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e Exterior, além do CLP – Centro de Línguas Positivo (escola de idiomas), do Curso Positivo (curso pré-vestibular) e da Universidade Positivo. Exemplo de excelência e modernidade Ensino Superior, a Universidade Positivo oferece 26 cursos de Graduação, além de dezenas de cursos de Pós-Graduação, centenas de cursos de Extensão e programas de atendimento à comunidade. Localiza-se também no câmpus, o Teatro Positivo, onde são promovidas diversas atividades culturais tanto para o público interno, como para a comunidade.

O Grupo Positivo lidera o mercado nacional de educação básica atendendo alunos e professores no Brasil, como no Japão e nos Estados Unidos, por meio de seus dois sistemas de ensino: o SPE – Sistema Positivo de Ensino (voltado às escolas particulares) e o Sistema de Ensino Aprende Brasil (voltado às escolas da rede pública). Também atende alunos em todo o País fornecendo conteúdo pedagógico via seus quatro portais educacionais, o Portal Aprende Brasil, o Portal Educacional, o Portal Universitário e o Portal Positivo.