O Grupo Positivo é a maior corporação do segmento de Educação e Tecnologia no Brasil. Fundado em 1972, possui empresas que lideram os três segmentos em que atuam: educacional, gráfico-editorial e informática. Graças à qualidade de seus serviços e produtos, o Grupo Positivo está presente nos 26 estados brasileiros (mais o Distrito Federal) e mantém negócios em países da Ásia, América do Sul, África, Europa, Oriente Médio, além dos Estados Unidos.

Guiado pelos valores que elegeu – o saber, a ética, o trabalho e o progresso – o Grupo Positivo trabalha alinhado à sua política de responsabilidade social que tem como foco a educação, a inclusão social e a preservação ambiental.

 
 

Na Área Educacional, o Grupo Positivo atua nos segmentos público e privado desde a Educação Infantil à Educação Superior, por meio de seus sistemas de ensino, portais de conteúdo educacional na Internet e de suas unidades próprias. Essa comunidade escolar, somada aos alunos que utilizam somente coleções didáticas, perfazem um atendimento, em sala de aula, a cerca de 10 milhões de estudantes.

Em Curitiba estão as Escolas Positivo, rede particular própria de Educação Básica, na qual nasceu e se desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e exterior, além do CLP – Centro de Línguas Positivo (escola de idiomas), do Curso Positivo (curso pré-vestibular) e da Universidade Positivo. Exemplo de excelência e modernidade na Educação Superior, a Universidade Positivo oferece 26 cursos de Graduação, dezenas de cursos de Especialização e MBAs, três programas de Mestrado – em Administração, Gestão Ambiental e Odontologia Clínica e um programa de Doutorado em Administração, além de centenas de programas de Extensão. Fazem parte também do câmpus, o Teatro Positivo – Grande Auditório, com 2.400 lugares, e o Teatro Positivo - Pequeno Auditório, com 714 lugares, onde são promovidas diversas atividades culturais tanto para o público interno como para a comunidade, e o centro de eventos Expo Unimed Curitiba.

O Grupo Positivo lidera o mercado nacional de Educação Básica atendendo alunos e professores no Brasil, no Japão e nos Estados Unidos, por meio de seus dois sistemas de ensino: o SPE – Sistema Positivo de Ensino (voltado às escolas particulares) e o Sistema de Ensino Aprende Brasil (voltado às escolas da rede pública). Também atende alunos em todo o país, fornecendo conteúdo pedagógico por meio de seus quatro portais educacionais: o Portal Aprende Brasil, o Portal Educacional, o Portal Universitário e o Portal Positivo.

Na Área Gráfico-Editorial, o Grupo Positivo atua com duas empresas, a Editora Positivo e a Posigraf. Especializada no segmento de educação, a Editora Positivo, fundada em 2004, atua no Brasil e no exterior por meio de duas divisões de negócios: Sistemas de Ensino e Livros e Periódicos. Por meio da divisão de Livros e Periódicos, a empresa oferece um portfólio com livros didáticos, paradidáticos e de interesse geral, além de obras de referência (entre as quais destaca-se a linha impressa do Dicionário Aurélio), e periódicos com foco em educação, como a Revista Aprende Brasil. A divisão de Sistemas de Ensino responde pelo atendimento da rede de escolas públicas e particulares que adotam o sistema educacional criado pelos fundadores do Grupo Positivo, o SPE e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Na base de produção, a Editora Positivo conta ainda com um centro de pesquisas próprio, onde mais de 200 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e novos produtos.

Com a Posigraf, o Grupo Positivo se transformou em referência de qualidade e eficiência internacional. Fundada em 1972 para imprimir livros didáticos das Escolas Positivo, hoje é a maior gráfica da América Latina no segmento de livros e periódicos e, desde 1997, lidera o ranking nacional no segmento “livros, revistas, impressos comerciais e promocionais”, estabelecido pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).

Reconhecida pelo mercado por seu comprometimento socioambiental e sua proposta de serviços com qualidade, tecnologia e bom atendimento, ela foi a primeira gráfica brasileira a conquistar a Certificação ISO 14001 e FSC (Forest Stewardship Council), além da Certificação ISO 9001. Com matriz em Curitiba (PR) e filial em São Paulo (SP), tem representações em todo o Brasil, América Latina e Japão. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tablóides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Na Área de Informática, o Grupo Positivo vem consolidando sua posição na área tecnológica com a Positivo Informática, empresa fundada em 1989, que produz computadores, softwares e soluções educacionais para o mercado nacional e internacional. Em quase duas décadas de atuação nesta área, o grupo paranaense se transformou no maior produtor de tecnologia educacional do país. Pioneiro, desenvolveu quatro portais educacionais de Internet associando sua experiência pedagógica à evolução tecnológica em prol da comunidade educadora brasileira num projeto sem paralelo no país.

Certificada pelas ISO 9001 e ISO 14001, a Positivo Informática conta com duas divisões de negócios: Hardware e Tecnologia Educacional. No portfólio da divisão de Hardware, a empresa oferece uma linha completa de computadores, como desktops e notebooks, além de impressoras e conversores de sinal para TV digital. Por meio da divisão de Tecnologia Educacional, criou e gerencia os maiores portais educacionais do país, que juntos registram em média 3 milhões de page views por dia, além de possuir em seu portfólio mais de 90 títulos de softwares educacionais. Oferece ainda produtos inovadores como as mesas educacionais, lousas interativas, câmeras de documentos e o Positivo Mobile Classmate que visa atender ao novo conceito de um computador por aluno. São oferecidos também serviços personalizados de formação de educadores, de acordo com a necessidade de cada cliente, disponibilizando programas de gerenciamento e monitoria pedagógica, suporte técnico e pedagógico.